Em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o Instituto Girasol do Brasil – Casa Escola da Vida realiza por meio do Programa Saber Cuidar cursos para desenvolvimento do Equilíbrio Emocional.

 

 

Este programa tem a missão de ensinar ao educador e por consequente a criança e o adolescente a sentir, ver e compreender seu eu interior e o mundo a sua volta!

 

Ao mesmo tempo que é bela esta missão sabemos que é muito desafiadora, pois os contextos atuais que as crianças e adolescentes vivem na sociedade, nas famílias e nas escolas estão repletos de distrações, tensões e falta de valores que dificultam a criação de um ambiente propício à aprendizagem e ainda causam sobrecarga e estresse aos educadores, acreditamos que cuidando de nós mesmos, ganhamos a condição e a capacidade de cuidarmos do outro. Para isto, trabalhamos o autoconhecimento, a resiliência, a criatividade, a capacidade de escuta e de gerência das emoções. Este é o Saber Cuidar.

 

Programa Saber Cuidar

 

O objetivo do projeto SABER CUIDAR é compartilhar valores e recursos essenciais para educadores e cuidadores em geral, reconhecendo seus potenciais, sensibilizando e motivando a aplicação do que foi vivenciado, a fim de serem capazes de criar contextos propícios para aprendizagem, sejam escolares, comunitários ou em suas relações sociais.

Dessa forma, o contexto escolar se torna propício a uma aprendizagem mais natural e prazerosa. Utilizamos duas abordagens distintas e opcionais: uma em formato de Workshop e a outra no formato de Encontros Vivenciais, realizadas no Instituto Girasol do Brasil, Casa Escola da Vida.

 

 

Confira os depoimentos dos educadores que já participaram do programa Saber Cuidar!

 

 

Fechar Menu